domingo, 19 de janeiro de 2014

INVEJA



Inveja nada mais é do que falta de capacidade.
Existem pessoas que por terem suas vidas frustradas, vêm tudo nos outros ser melhor e acontecer melhor do que para elas mesmas.
Acham que Deus as qualificou mais do que a ela e porquê?
Não entendem que a diferença está em seus corações, na falta de amor próprio. A inveja é um alerta para a auto estima.

Pobres criaturas que não possuem garra de viver. Infelizes seres que pernoitam matutando o que tem de errado em si que não é tão feliz quanto o outro. Desgraçadas vidas que se escondem por trás da oculta tristeza e questionamentos do 'porque minha vida é difícil', 'porque meu corpo não é igual', 'porque meu cabelo cresce diferente', 'porque tenho mais dificuldade que o outro', porque a cor, roupa, sobrancelha, esmalte e pêlos do outro são melhores que os seus.

É, pessoas invejosas são tristes e infelizes por acharem que nunca são boas o suficiente e que não possuem o devido valor.
Tudo no outro sempre é melhor, tudo para o outro é sempre mais fácil. Balela!
A vida de todos são iguais, e as oportunidades são as mesmas.

Deixam a vida passar batido e então começam a se preocupar com o que deviam ter feito e não o fizeram, mas o outro fez.
O maior problema do ser invejoso é que além de desprezar sua própria vida, traz dentro de si um sentimento de frustração perante o bem de outra pessoa e o desejo de danificá-lo. ”Já que não tenho o que tens, que você perca o seu, se não consegui o que conseguiu, que as coisas pra você parem de dar certo”. 

Este desejo por muitas vezes é inconsciente, mas existe, e a pessoa que sofre deste mal, o sabe e também sofre por isso. 
O ser invejo é insatisfeito geralmente por imaturidade, frustração ou repressão. Acabam guardando rancor dos que tem o que eles não possuem; :Beleza, dinheiro, sexo, sucesso, poder, liberdade, amor, personalidade, experiência, felicidade.

Segundo José Luis Cano, escritor e psicoterapeuta, o invejoso ao invés de aceitar suas carências ou perceber seus desejos e capacidades e assim desenvolvê-los, odeia e deseja destruir todas as pessoas que, como um espelho, lembrem-no da sua privação. Em outras palavras, a inveja é a raiva vingadora do impotente que, em vez de lutar por seus anseios, prefere eliminar a concorrência.

É o que olha o que tem no prato e questiona porque o bife do outro é maior, ou mais suculento, ou mais bem passado. Essas pessoas sempre querem experimentar o que é do outro. Querem comparar. Não sabem do que gostam e nunca sabem o que querem. Estão sempre a espera do outro.
Inveja-se a riqueza, mas não o trabalho que se teve em consegui-la. 

A inveja consome a boa ação do outro.
Ela não é agradável de sentir, mas a diferença está em reconhecê-la ou não, em tentar mudá-la ou não. A inveja sinaliza o quanto precisa-se trabalhar seu vazio interno porque a pessoa segura não se  importa com inveja, o invejoso não a incomoda.

É no que se acredita que prospera. Tudo é questão da forma como se trabalha este sentimento.
Inveja-se o trabalho alheio, por achar que o seu é inferior.
Inveja-se o namorado alheio por frustrações em seus próprios relacionamentos.
Inveja-se o corpo alheio, o cabelo alheio, a roupa alheia, pela falta de amor próprio.

Reconhecer esses problemas pode ser o começo de uma vida mais leve e feliz. Viver com o peso da inveja deve ser doloroso. Aceitar que se tem certas dificuldades afetuosas consigo é o início de ao menos suavizar o sentimento e utilizá-lo ao seu favor. Pode-se entregar a ela ou perceber que a inveja é um grito de que necessita-se de amor. Se não tens amor próprio, não é digno do amor dos outros. Seja um presente para si mesmo. Afinal, nada melhor do que ter orgulho da pessoa que se é.

Não devemos esquecer que a inveja é natural do homem, mas prender à atenção as opções dos outros faz-se entediar de sua própria vida.
Para se livrar da inveja é preciso se parecer mais com Jesus do que com você mesmo. Liberte-se, não queira passar o resto da vida sem felicidade, afinal ninguém é feliz desejando a felicidade do outro. 

'A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come' (Francisco Quevedo)

Lembre-se que o invejoso traz todo o mal que deseja aos outros a si mesmo.
O invejoso morre sozinho.


TRECHO DA ORAÇÃO DE SÃO JORGE:
"Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal" 
Que Deus nos livre e que toda a sua inveja, vire gordura! ;D

Por Gabriela Peres